Política

Especulação de Bellintani na chapa de ACM Neto em 2022 ainda repercute e gera desconforto na base

Reprodução/ Instagram
Notícia não foi digerida e é vista com apreensão com os diversos partidos base  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Instagram

Publicado em 29/03/2021, às 19h04   Eliezer Santos e Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Ainda rende nos bastidores políticos de Salvador a notícia veiculada pelo jornal Tribuna da Bahia que especulou o nome de Guilherme Bellintani como possível nome na composição de uma futura chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), ao governo da Bahia. A notícia não foi digerida e é vista com apreensão com os diversos partidos base. O movimento é muito semelhante ao ocorrido na construção da chapa de Bruno Reis (DEM) para prefeito da Capital baiana em 2020.

O BNews foi a campo e conversou com diversos políticos dos mais variados partidos. Alguns preferiram o anonimato e outros responderam sem pestanejar. Um deles foi o presidente do MDB da Bahia, Alex Futuca. Questionado sobre se houve algum tipo de sondagem sobre a composição, o emedebista negou. 

“Ninguém me procurou para discutir isso. Bellintani é um grande quadro, um grande amigo e presidente do time que eu torço. Agora os demais partidos da base também têm amigos e gente competente e gente jovem, como foi colocado o desejo de ter uma renovação e temos que prestigiar essa base que foi quem foi a rua para ganhar a eleição. A base que faz as votações e o enfrentamento na Câmara”, disse. 

Provocado se o MDB teria um nome a indicar nesse modelo, Futuca, de bate pronto, afirmou: “Claro! Temos Geraldo Júnior, jovem, ocupou cargos de Executivo, elogiado por Neto e por Bruno e tem trânsito na política e com grande diferencial que está em um partido que tem tempo de TV, fundo eleitoral, foi o quarto partido em número de votos”.

Um emissário do PSDB sinalizou que se o movimento pró Bellintani partir do próprio ACM Neto será um “desprestígio total com os aliados”, que têm se mantido fiéis ao longo dos últimos anos. 

“As pessoas acharam que se isso partir de Neto é falta de consideração com os partidos aliados. É a mesma tática de sempre, usar partidos como barriga de aluguel. Seria desprestígio total com os aliados. Essa conta não fecha”.

Para um quadro do PSC, o perfil da chapa de 22 vai remeter ao aspecto da renovação, mas “é necessário pensar uma chapa que abrace o tamanho que a Bahia tem, com tantos municípios e diferenças”. Ele também considerou que existem “grandes nomes jovens” em legendas do grupo e que devem ser considerados.

Um nome do PL, porém, lembrou que Neto “tem que ficar bem com as duas torcidas”, numa alusão à identidade tricolor que Bellintani, como presidente do Bahia, poderá, eventualmente, conferir à chapa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp