Política

Defesa de Lula pede extensão da parcialidade de Moro para ações do sítio de Atibaia e do Instituto Lula

Reprodução/ Ricardo Stuckert
Advogados apresentaram petição neste sentido na noite da última quinta (1º)   |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Ricardo Stuckert

Publicado em 02/04/2021, às 13h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou  na noite da última quinta-feira (1º) uma petição ao Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando a extensão da decisão que considerou o ex-juiz Sergio Moro suspeito para julgar o petista no caso do tríplex no Guarujá. 

De acordo com informações do blog do jornalista Ancelmo Gois, associado ao jornal O Globo, os advogados do petista querem anular todos os atos de Moro nas ações que apuram supostas irregularidades no sítio de Atibaia e em imóveis do Instituto Lula.

"Essas três ações penais foram conduzidas de forma parcial pelo ex-juiz federal Sergio Moro na fase pré-processual — oportunidade em que foi determinada a espetaculosa condução coercitiva do aqui Paciente, e quando até mesmo a Defesa Técnica do aqui Paciente foi monitorada — e essa parcialidade se manteve nos atos processuais realizados de forma contemporânea", alegam os defensores.

No último dia 23 de março, após mudança de voto da ministra Cármen Lúcia, a 2ª Turma do Supremo tornou, por maioria, Moro suspeito ao decidir contra o ex-presidente no caso do tríplex do Guarujá. 

Sobre as demais ações, todas também serão encaminhadas para Justiça Federal do DF, pois o ministro Edson Fachin declarou a 13ª Vara Federal de Curitiba incompetente para julgar Lula, derrubando todas as condenações impostas ao ex-presidente. 

No caso do sítio de Atibaia, por exemplo, o petista foi condenado pela juíza substituta Gabriela Hardt, em 2019, a 12 anos e 11 meses por corrupção e lavagem de dinheiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp