Política

Otto Alencar, que terá voto decisivo na CPI da Covid-19, diz que a 'ciência não se subordina ao capitão'

Arquivo Bnews
O voto dele será para Omar Aziz (PSD-AM) para presidir a Comissão  |   Bnews - Divulgação Arquivo Bnews

Publicado em 16/04/2021, às 12h21   Marcos Oliveira/Agência Senado


FacebookTwitterWhatsApp

O voto do senador Otto Alencar (PSD) vai ser decisivo na escolha de Omar Aziz (PSD-AM) para presidir a Comissão da Covid-19, que vai apurar a omissão do governo federal durante a pandemia. O baiano já havia prometido votar no colega por serem do mesmo partido.

O baiano afirma que mesmo votando em Aziz, que é aliado do presidente, jamais irá se subordinar a quem desrespeita a ciência. 

"O médico tem compromisso com a saúde e o primeiro ato que ele faz no seu juramento é não se subordinar a quem não conhece a ciência. O conhecimento científico não se subordina à ordem do capitão. Foi o que Mandetta e Nelson fizeram, não se subordinaram e por isso saíram. Já o Pazuello se dobrou à ordem do Bolsonaro, fazendo o que ele queria, sendo contrário às medidas de distanciamento, uso do álcool em gel, e buscando a imunidade de rebanho", afirmou, em entrevista ao jornal O globo.

Segundo Alencar, o colega vai conduzir os trabalhos da comissão com neutralidade e imparcialidade. A relatoria, na opinião dele, deve ser uma indicação do MDB, por ser o maior partido da Casa.

“O presidente da Comissão tem a prerrogativa de escolher. Mas o MDB é o maior partido do Senado. Na minha opinião e vou dar esse conselho a ele, Omar, sendo presidente, deveria solicitar ao MDB a indicação, para que seja dentro de um padrão que obedeça a composição da Casa”, completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp