Política

Governador faz balanço positivo do carnaval

Imagem Governador faz balanço positivo do carnaval
Wagner lamentou morte no circuito, mas negou que episódio tenha sido falha de segurança   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/02/2012, às 11h55   Daniel Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta quarta-feira (22) de cinzas, enquanto alguns foliões ainda pensavam no Arrastão da Barra, a cúpula do governo do estado fazia um balanço da festa no Comitê de Imprensa instalado no Campo Grande. O governador Jaques Wagner destacou a "redução da ordem de 17% no número de ocorrências e atendimentos médicos" em todos os dias de folia. De acordo com o petista, isso foi possível graças ao planejamento logístico de segurança e ao aumento de blocos sem cordas. “Essa distensão inclui aqueles que não têm dinheiro para comprar abadás, além de tornar mais democrática a ocupação dos espaços”.

Neste momento, ele citou as participações do Chiclete com Banana, Banda Eva e da Timbalada com Carlinhos Brown. Ao contrário da sensação coletiva de que menos pessoas participaram do carnaval na capital, Wagner disse que os dados auferidos pelo governo apontam em outra direção. “O que nós temos até agora é que os números de ocupação nos hotéis, vendas de passagens aéreas e pacotes turísticos se mantiveram iguais aos do ano passado”.




Em outro momento, o chefe do executivo baiano enalteceu a diversidade cultural apresentada no Circuito Batatinha, Centro Histórico. E também ressaltou a maior visibilidade alcançada pela festa, já que emissoras nacionais e grandes portais de internet transmitiram mais de 30 horas de folia para o Brasil e para o mundo. Nesta linha de raciocínio, Wagner comentou a vitória da escola de samba em São Paulo cujo tema foi inspirado na obra de Jorge Amado e o desfile da escola carioca Portela, que cantou as belezas da Bahia em seu samba enredo. O governador revelou detalhes de conversas que teve com patrocinadores do carnaval, que garantiram o retorno dos investimentos, com destaque para as marcas Gillete, Contigo, Terra, Coca-Cola e Bradesco.   


Apesar do balanço positivo, ele lamentou a morte de um folião no Circuito Dodô, mas descartou a hipótese de falha no sistema de segurança. “Esse foi um ponto fora da curva que citamos aqui. É claro que não se pode ter a ilusão de que a Polícia estará em todos os lugares ao mesmo tempo. Era uma rixa do bairro de Fazenda Coutos e o agressor atingiu a vítima com uma faca. Chegamos poucos depois e prestamos atendimento. Mas, ele não resistiu e morreu. Em compensação, prendemos o assassino em menos de 24 horas. Um episódio lamentável, mas não considero nenhuma falha do nosso policiamento”.

Fotos: Paulo Macedo/Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp