Política

Dois homens são presos suspeitos de ameaçar prefeita de Cachoeira; SSP-BA define estratégias e medidas de proteção

Alberto Maraux/SSP
Dentre as medidas, eles definiram que serão realizadas ações de escolta à prefeita  |   Bnews - Divulgação Alberto Maraux/SSP

Publicado em 22/04/2021, às 20h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A cúpula da Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou uma reunião e definiu, nesta quinta-feira (22), ações preventivas para proteger a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos), que tem sofrido ameaças desde que foi eleita para o cargo. Dois homens acusados de dirigir ameaças à prefeita de Cachoeira foram presos.  

A reunião, que aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, contou com a presença da prefeita de Cachoeira, município do interior da Bahia, do secretário Ricardo Mandarino, da delegada-geral, Heloísa Brito, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho. Dentre as medidas, eles definiram que serão realizadas ações de escolta à prefeita.  

"As polícias estão atentas. Vamos fazer tudo o que estiver ao alcance da Segurança Pública para levar à Justica os responsáveis", afirmou o secretário Mandarino.

Órgão que representa os gestores municipais, a União dos Municípios da Bahia (UPB), informou, em nota, que repudia de modo veemente as ameaças sofridas pela prefeita. O presidente da entidade, Zé Cocá, disse, na quarta-feira (21), que estava preocupado com a segurança da prefeita e afirmou que esses crimes não podem acontecer e precisam ser impedidos para que o povo tenha liberdade de voto na Bahia e no Brasil. 

Eliana Gonzaga está no primeiro mandato e foi eleita pelo Republicanos, com 10.448 votos (55,94%) para o mandato de 2021-2024. Já na campanha eleitoral, a prefeita foi alvo de ataques racistas em redes sociais. Dias após a vitória, dois principais aliados políticos dela foram assassinados em crimes com fortes indícios de execução. Por fim, ela passou a receber ameaças de morte e avisos para que renuncie ao cargo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp