Política

Líderes de esquerda fazem ato de desagravo após condenação de Gabrielli

Arquivo/BNews
Baiano foi condenado pelo TCU após por aquisição da refinaria de Pasadena  |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 24/04/2021, às 17h26   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, foi um dos homenageados no ato de desagravo realizado pelo PT de Salvador nesta sexta-feira (23). Ele figura entre os condenados no processo de aquisição da Refinaria Pasadena, no Texas (EUA), pelo Tribunal de Contas da União (TCU).  O encontro virtual reuniu parlamentares, lideranças sindicais e partidárias e militância. 

O TCU já havia excluído o nome de Gabrielli da lista de investigados, mas na última semana voltou atrás e o responsabilizou por supostas irregularidades aplicando uma multa de U$S 453 milhões ao ex-presidente da estatal. Segundo ele, a compra da Pasadena fazia parte de uma estratégia de negócios adotada pela estatal ainda nos governos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. 

"É muita injusta a decisão do TCU. Eles alegam duas questões: a primeira é de um suporto superfaturamento na compra, mas o preço pago pela refinaria foi abaixo do preço de mercado; e a segunda é de que houve prejuízos com a aquisição baseado em um cálculo feito por uma consultoria, após cinco anos de disputa judicial, com suposições de comportamento de mercado. Portanto, não há fatos concretos para a minha condenação.  O que há é uma ação política que quer me condenar de qualquer maneira e manter as acusações contra o PT. Lutarei contra essa injustiça até o fim", declarou Gabrielli.

"O Brasil estava crescendo na produção de petróleo, mas precisava aumentar a produção de derivados. Portanto, a compra da Pasadena foi uma tática comercial pensada antes dos governos de Lula e Dilma e nós consolidamos", completou.

Participaram do ato Jaques Wagner (PT), Gleisi Hoffmann (PT), Lídice da Mata (PSB), Josias Gomes (PT), Nelson Pelegrino (PT), Juca Ferreira, Miriam Belchior, Miguel Rosseto, Zé Dirceu, Maria do Rosário (PT), Afonso Florence (PT), Joseildo Ramos (PT), Jorge Solla, Valmir Assunção (PT) - além de deputados estaduais, vereadores e outras lideranças.

O grupo também declarou apoio ao líder sindicalista e coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, e ao movimento sindical petroleiro que luta contra a privatização da Refinaria Landulfo Alves (RLAM).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp