Política

Ministro contraria Bolsonaro e defende autonomia de estados e municípios de impor medidas restritivas

Reprodução/TV Senado
Marcelo Queiroga foi sabatinado pelo senador Tasso Jeressati (PSDB-CE) em sessão na CPI da Pandemia nesta quinta-feira (6)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Senado

Publicado em 06/05/2021, às 12h30   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, - o quarto a assumir a pasta desde o início da pandemia - reconheceu nesta quinta-feira (6) que estados e municípios tenham autonomia para decidirem sobre a adoção de medidas restritivas de circulação, incluindo o lockdown, para evitar a disseminação de Covid-19.

A fala contrapõe o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro, que sugeriu que a imunização de rebanho era a melhor forma de lidar com a pandemia.

Queiroga, que em diversos momentos assegurou que as políticas defendidas pela Saúde são baseadas em evidências científicas e na busca de soluções "não farmacológicas", resistiu a responder à pergunta do senador Tasso Jeressati (PSDB-CE). "Essa questão já foi disciplinada pelo STF", ponderou.

Mas o tucano foi persistente e repetiu a pergunta.

"Claro que eu concordo", admitiu o ministro.

"Estamos assistindo uma queda de números de casos em estados e municípios, flexibilizando todas as ações. Precisamos vacinar a população e investir em medidas não farmacológicas de maneira efetiva [...] é preciso ter harmonia em relação a essa política para sair deste cenário", completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp