Política

Governo de São Paulo prorroga fase de transição, mas amplia horário do comércio e capacidade dos estabelecimentos

Agência Brasil
Medida valerá por mais duas semanas com comércio funcionando   |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 07/05/2021, às 13h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A fase de transição do Plano SP foi prorrogada por mais duas semanas. O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), nesta sexta-feira (7). No dia 28 de abril, o governo estadual estendeu o prazo de vigência dessa etapa do plano. A medida deveria expirar no domingo (9), mas seguirá em execução até o dia 23 de maio. A prorrogação, no entanto, veio acompanhada da ampliação do horário de funcionamento do comércio e restaurante até 21h, antes o período permitido era até as 20h.

Os estabelecimentos comerciais também poderão ampliar para 30% ocupação de espaços, antes a limitação era de 25% da capacidade de lotação. O governador João Doria afirmou que a flexibilização foi possibilitada por uma queda nos números de internações e óbitos, porém em um nível elevado. "O Centro de Contingência recomenda agirmos com responsabilidade, cautela e realizando uma abertura gradual e segura da nossa economia para evitar qualquer novo pico da Covid-19 no estado de São Paulo", disse Doria.

Segundo a CNN, a fase de transição foi idealizada com o intuito de evitar a flexibilização brusca e o eventual aumento no número de casos que a mudança da fase vermelha para a laranja poderia provocar.

O estado de São Paulo está com 78% dos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupados por pacientes com Covid-19. Dados coletados pelo governo estadual indicam queda no número de pacientes, porém sem redução consistente no nível de ocupação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp