Política

Possíveis candidatos em 2022, Bolsonaro, Lula, Ciro e Doria analisam perfis para vice

Divulgação
Os presidenciáveis procuram perfis que somem forças e não se transformem em ameaças, como aconteceu com Michel Temer no Governo Dilma  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 09/05/2021, às 09h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com as eleições para a Presidência da República cada vez mais próxima, os candidatos que sonham em ocupar o cargo mais alto do Palácio do Planalto estão avaliando os perfis para seus vices em 2022. Antes de buscar por nomes, os presidenciáveis procuram perfis que somem forças e não se transformem em ameaças, como aconteceu com Michel Temer no Governo Dilma.

A situação não é diferente para o presidente Jair Bolsonaro, que pretende tentar a reeleição, mas bem longe do seu atual vice Hamilton Mourão. Os dois tiveram a relação deteriorada depois que um assessor de Mourão sugeriu o impeachment de Bolsonaro, em uma mensagem que acabou vazando.

O presidente não confia nos movimentos de seu atual vice e quer dar o espaço para um partido que tenha um grande fundo partidário de amplo tempo de televisão, como é o caso do PSL, PL, PP e Republicanos.

Caso o PSL integre a chapa, a legenda deve ter direito de indicar o vice, já que é o segundo maior partido da Câmara dos Deputados. Segundo O Globo, o nome seria escolhido em consenso entre Bolsonaro e o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar.

O ex-presidente Lula estaria analisando um nome com influência no setor produtivo, que seja bem avaliado pelo mercado financeiro, que reagiu com desconfiança quando o petista teve suas condenações anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Foram cogitados os empresários Luiza Trajano e Josué Gomes, filho de José de Alencar, que foi vice de Lula. Contudo, eleição em 2022 não estaria nos planos de nenhum dos dois.

Já o cearense Ciro Gomes (PDT) estaria sonhando com uma mulher da região Sul ou Sudeste, do campo conservador e ligada ao setor produtivo, como sua vice. Ele busca dissociar sua imagem de Lula, de quem foi ministro. Para isso, tem mostrado simpatia com partidos como DEM e PSD. Se a aliança entre as legendas se firmas, em 2022, caberá a um desses partidos indicar a “mulher conservadora” que Ciro deseja.

“Seria uma pessoa com atributos que não tenho. Vice ideal é aquele que te complementa de alguma forma”, disse Ciro. Ele acrescentou que, caso o partido aliado deseje indicar um nome que fuja dessas características, irá aceitar.

Se for escolhido pelo PSDB para disputar a Presidência, o governador de São Paulo, João Doria, tende a optar por um vice do Nordeste. Segundo aliados, ele deverá ter mais dificuldade de obter uma boa votação nessa região e ajudaria escolher um nome para mostrar que o Nordeste seria visto “com carinho” por sua administração.

Doria nem teria começado a avaliar nomes, pois ainda nem conseguiu colocar seu nome como o candidato ideal de seu partido para a disputa de 2022.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp