Política

ACM Neto pode sair como vice de Bolsonaro em 22, analisa Maia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Com dois ministros indicados ao governo e uma bancada quase em sua totalidade alinhada a Bolsonaro, ACM pode negar que não vai estar ao lado de Lula ou do presidente em exercício, mas Maia diz que este posicionamento não vai se manter até o ano que vem  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 10/05/2021, às 10h08   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), antigo aliado de ACM Neto, crê que o ex-prefeito de Salvador saia como vice na chapa com Jair Bolsonaro em 2022.

Com dois ministros indicados ao governo e uma bancada quase em sua totalidade alinhada a Bolsonaro, ACM pode negar que não vai estar ao lado de Lula ou do presidente em exercício, mas Maia diz que este posicionamento não vai se manter até o ano que vem.

"A maior probabilidade é que seja candidato na Bahia ou vice-presidente de Bolsonaro. Pelos quadros do DEM, talvez seja esse o caminho dele, pois na Bahia fica muito difícil, pela candidatura de Lula. Talvez ele dê suporte ao presidente Bolsonaro, já tem dois ministros, uma bancada votando majoritariamente com Bolsonaro", disse Maia.

A anulação da condenação de Lula, que devolveu ao ex-presidente o direito de se eleger, foi fundamental para bagunçar o cenário na Bahia e atrapalhar os planos de Neto, que se colocou como pré-candidato ao Palácio do Planalto.

Segundo Maia, a debandada de nomes contrários a Bolsonaro do DEM, vai jogar o partido cada vez mais perto ideologicamente de Bolsonaro, rejeitado pela maioria no estado - o que, segundo Maia, mina as chances de ACM Neto de derrotar o PT.

O próprio ex-presidente da Câmara deve ir para o PSD, assim como Eduardo Paes e Rodrigo Garcia.

A ida de Neto para uma chapa com o presidente abririria espaço para o ministro da Cidadania, João Roma, ser o candidato do Republicanos na Bahia, sem rivalizar com demista, e se consolidando como representante bolsonarista na disputa.

"Acho que sim [Neto como vice de Bolsonaro em 2022]. Rodrigo Garcia saiu, os grupos mais contra Bolsonaro estão deixando o partido, que vai ficar majoritariamente bolsonarista. Tem no governo Onyx [Lorenzoni], Tereza Crisina [Agricultra] e Ronaldo Caiado, em Goiás, toda uma base que apoia, o DEM hoje tem a Codevasf [...] não vejo outro caminho que não apoiar Bolsonaro. E quem seria o nome que tem voto, prestígio, grande no Nordeste: o ex-prefeito ACM Neto", resumiu Maia, que garante não ter nenhuma informaçõa privilegiada e que se trata somente de uma análise política.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp