Política

Pressão sobre a Sputnik V vai prevalecer no depoimento do diretor da Anvisa nesta terça (11)

Leopoldo Silva/Agência Senado
Bnews - Divulgação Leopoldo Silva/Agência Senado

Publicado em 11/05/2021, às 07h57   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Previsto para ter ocorrido na semana passada, o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres será ouvido pelos senadores da CPI da Pandemia nesta terça-feira (11). O processo de liberação das vacinas está entre os principais tópicos a serem tratados, principalmente a não liberação da Sputnik V, vacina russa, cujo Estado da Bahia possui protocolo de intenções de compra de doses e aguarda liberação para concretizar a negociação. 

A convocação de Barra Torres é resultado de quatro requerimentos apresentados a Comissão, dentre eles, o primeiro, do senador baiano Angelo Coronel (PSD).  “O processo que levou à não liberação pela Anvisa da Sputnik V foi envolto em polêmicas e supostas pressões de ambos os lados. Tal processo merece ser apreciado por esta CPI e por isso é imperiosa a convocação”, argumenta Coronel.

Os outros três requerimentos foram apresentados pelos senadores Eduardo Girão (Podemos-CE), Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Pandemia, e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente do colegiado.

Contra-almirante e também formado em medicina, Barra Torres tem o primeiro mandato como diretor-presidente da agência, de novembro de 2020 a dezembro de 2024.

Com informações da Agência Senado

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp