Política

CPI: Senadores planejam pedir quebra de sigilo do presidente da Anvisa

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O objetivo do pedido é tentar identificar se houve pressão ou interferência do governo Bolsonaro na análise de vacinas, como por exemplo a Sputnik V  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 11/05/2021, às 08h38   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os senadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) planejam pedir a quebra de sigilo telefônico e telemático do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, que depõe na sessão desta terça-feira (11).

O sigilo telemático engloba tudo aquilo que está inserido no universo digital, como email, aplicativos de mensagem e redes sociais.

O ojetivo do pedido é tentar identificar se houve pressão ou interferência do governo Bolsonaro na análise de vacinas, como por exemplo a Sputnik V, motivo e imbróglio entre o órgão regulador e o Instituto Gamaleya, fabricante do imunizante russo. As informações são da Folha de S. Paulo.

Considerado um aliado do presidente Jair Bolsonaro, o diretor-presidente, que também é contra-almirante da Marinha, deve passar por uma sabatina sobre o impasse com a vacina contra a Covid-19 produzida na Rússia, que foi negociada inicalmente pelo Consórcio do Nordeste.

Governadores dos estados nordestinos e a própria fabricante russa alegam que há um viés político na decisão da Anvisa, que, por sua vez, diz ter identificado um adenovírus replicante não informado nos estudos apresentados.

"A expectativa que nós temos em relação ao depoimento é que ele nos convença que a Anvisa não participou do boicote às vacinas", declarou Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp