Política

Senador governista diz que Renan Calheiros sustenta 'discurso de pré-julgamento' na CPI

Jane de Araújo/Agência Senado
Comissão Parlamentar de Inquérito apura ações e possíveis omissões do governo federal no combate à pandemia do coronavírus  |   Bnews - Divulgação Jane de Araújo/Agência Senado

Publicado em 12/05/2021, às 18h23   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Marcos Rogério (DEM-RO), da base governista, fez críticas, durante coletiva de imprensa, à atuação do relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL).

O parlamentar demista, membro titular do colegiado, afirmou que Renan "vem sustentando um discurso de pré-julgamento" na Comissão Parlamentar de Inquérito, que apura ações e possíveis omissões do governo federal no combate à pandemia do coronavírus.

Marcos Rogério criticou o pedido feito pelo relator de que o ex-secretário de Comunicação da Presidência Fábio Wajngarten seja preso por falso testemunho na CPI. O ex-chefe da Secom apresentou contradições em seu depoimento, na tarde de hoje.

"Se o senador Renan determinar ou pedir a prisão do depoente será um ataque à Constituição. Você só pode determinar a prisão de alguém mediante crime em flagrante. O que há é crime de abuso de autoridade", disse.

O pedido de Renan foi endossado, durante a audiência, pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES). "Antes de ser senador eu sou delegado. Já inquiri inúmeras pessoas, depoentes... Esse depoente está em estado flagrancial [...] Fazer afirmação falsa como testemunha é crime", afirmou o parlamentar.

A sessão foi interrompida pelo presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), após o filho 01 do presidente da República, Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), chamar Renan Calheiros de "vagabundo".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp