Política

CPI: Aras reage, manda recado e tenta blindar subprocuradora; veja vídeo 

Geraldo Magela/Agência Senado
Bnews - Divulgação Geraldo Magela/Agência Senado

Publicado em 13/05/2021, às 12h15   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

A tentativa do senador Eduardo Girão (PODE-CE) de convocar a subprocuradora do Ministério Público Federal (MPF), Lindôra Araújo, teve reação do Procuradora Geral da República, Augusto Aras. Ao discutir o requerimento na abertura dos trabalhos da CPI, o senador e relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), manifestamente contrário a medida, leu um recado recebido do jurista baiano. 

“Nós recebemos aqui pra os senhores ter uma ideia da audiência dos trabalhos dessa Comissão Parlamentar de Inquérito, uma recomendação do Procurador Geral da República, que diz assim, preste um pouco atenção nisso "se a Lindora for convocada, será uma afronta ao Ministério Público, sem precedentes história do Brasil. O Supremo, membros do Ministério Público, juízes serem convocado a prestar depoimento sobre a atividade fim, não não pode”, disse. 

A procuradora Lindôra Araújo faz parte Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia da Covid-19 (Giac), feito no MPF (Ministério Público Federal) para monitorar a crise sanitária.

“Nós temos que aprofundar essa investigação nos limites da constituição. Nós não podemos ir além disso”, completou sua fala. O emedebista acredita que a convocação seria desnecessária pela disponibilidade do órgão em fornecer conteúdos solicitados. 

PF - Mais cedo, antes de ler o recado de Aras, Calheiros também discordou de Girão que tentou emplacar convocação do diretor da Polícia Federal. 

“Eu estou aqui fazendo um pedido ao Presidente, aos colegas, para que a gente possa também aprovar esse Requerimento nº 95, que é um requerimento que chama aqui o Sr. Paulo Maiurino, que é o Diretor da Polícia Federal, tendo em vista o requerimento em que eu relaciono as investigações. Foram mais de 61 investigações da Polícia Federal, que levaram a 1.160 mandados de busca e apreensão, 12 prisões preventivas e 135 prisões temporárias contra suspeito. Para ele poder vir aqui à Casa, explicar o andamento dessas investigações”, pediu. 

Renan retrucou: “Eu queria dizer que o requerimento extrapauta que vossa excelência traz, pela primeira vez na história das comissões parlamentares de inquérito, convoca o Diretor-Geral da Polícia Federal, ou seja, é uma tentativa de convocar uma instituição respeitável do País para depor numa comissão parlamentar de inquérito”. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp