Política

DEM não tem disposição de discutir 2022 com Doria, diz ACM Neto

Reprodução/CNN Brasil
Bnews - Divulgação Reprodução/CNN Brasil

Publicado em 14/05/2021, às 16h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, não quer mais integrar projeto nacional ao lado do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O rompimento acontece após o vice-governador paulista, Rodrigo Garcia, trocar o Democratas pelos tucanos.

"Vamos continuar conversando com o PSDB sobre as eleições. O partido terá toda a disposição de diálogo e construção conjunta. Porém, esta conversa não passa pelo governador João Doria. O DEM não tem nenhuma disposição de discutir 2022 com João Doria", disse, em entrevista à coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo.

A migração de Garcia ao PSDB foi formalizada em evento nesta sexta-feira (14).

"Pressão"

ACM Neto afirma que o governador de São Paulo vinha pressionando a mudança de sigla. "Tentei ponderar várias vezes com o governador, argumentando que era um erro estratégico. O PSDB de São Paulo estava desconsiderando o fato de que o DEM sempre esteve ao lado deles. [...] Uma postura altamente individualista, na minha opinião, fruto de projeto pessoal do governador, que desconsidera que o momento é de unir, e não dividir", completou.

Doria disputará as prévias do PSDB em outubro para tentar ser oficializado como candidato presidencial do partido.

"Não tenho dúvida de que foi um cálculo errado. Isso o isola ainda mais. Ele está longe de ser unanimidade no PSDB e amanhã ou depois, ainda que seja escolhido pré-candidato, limita muito o espaço dele de construção política, já que com o aliado histórico ele não terá nem clima para conversar", disse ACM Neto.

Projetos intactos

À Folha, o ex-prefeito de Salvador ainda disse que já conversou sobre o ocorrido com o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, deixando claro que as conversas sobre projetos conjuntos seguem intactas.

Ele ainda afirma que precisa discutir o destino político do partido em São Paulo, mas que não está rompido com Rodrigo Garcia por entender que a responsabilidade pelo episódio é inteiramente de Doria.

Matéria Relacionada

ACM Neto chama Doria de despreparado após filiação de Rodrigo Garcia ao PSDB; Maia fala em oportunismo do ex-prefeito

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp