Política

Rui diz que é o maior interessado nas investigações, após PGR enviar inquérito sobre respiradores à CPI da Covid

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 17/05/2021, às 22h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse ser o maior interessado na elucidação das compras fracassadas de respiradores pelo Consórcio Nordeste, após a Procuradoria-Geral da República (PGR) enviar inquérito sobre o caso para a CPI da Covid, no Senado.

"O governador Rui Costa declara ser o maior interessado no aprofundamento das investigações com a exemplar punição dos envolvidos e a recuperação dos valores despendidos pelo Consórcio Nordeste", diz trecho da nota enviada pela assessoria de comunicação do governo.

O procurador Augusto Aras encaminhou à CPI investigações em curso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) referentes a eventuais irregularidades no combate à Covid-19. São citados os governadores do Amazonas, Wilson Lima (PSC); da Bahia, Rui Costa (PT); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); do Pará, Helder Barbalho (MDB), e de São Paulo, João Doria (PSDB).

Confira abaixo a nota da assessoria do governo da Bahia na íntegra:

O ofício encaminhado pelo Procurador Geral da República à CPI da COVID refere-se à compra realizada pelo Consórcio do Nordeste, em que se constatou procedimento fraudulento pela empresa contratada, que pretendia substituir os respiradores comprados por um outro equipamento de fabricação nacional e sem registro na ANVISA. Após tomar conhecimento da fraude, o Consórcio do Nordeste, na época presidido pelo Governador Rui Costa, apresentou notícia crime à Polícia Civil do Estado da Bahia. No curso das investigações, a Polícia baiana solicitou medidas cautelares, que resultaram na prisão temporária de pessoas envolvidas no crime. O Ministério Público do Estado da Bahia, pelo Promotor da causa, considerou que o inquérito deveria ser encaminhado para Ministério Público Federal. Além do procedimento criminal iniciado por determinação do então Presidente do Consórcio, foi ajuizada ação cível com vistas à recuperação dos valores, em curso na Justiça baiana que visa garantir o ressarcimento ao erário de valores que foram locupletado por fraudadores. O Governador Rui Costa declara ser o maior interessado no aprofundamento das investigações com a exemplar punição dos envolvidos e a recuperação dos valores despendidos pelo Consórcio Nordeste.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp