Política

'O senhor foi uma bússola que nos direcionou para o caos', dispara senadora para Ernesto Araújo

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Senadora lembrou dos ataques endossados pelo ex-ministro das Relações Exteriores à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à China  |   Bnews - Divulgação Edilson Rodrigues/Agência Senado

Publicado em 18/05/2021, às 12h48   Luiz Felipe Fernandez e Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

A senadora Kátia Abreu (PP-TO) fez duras críticas à atuação do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, durante o depoimento do ex-chanceler na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado, nesta terça-feira (18).

A parlamentar lembrou dos ataques endossados por Araújo à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à China, parceiros estratégicos na luta pela aquisição de vacinas contra o novo coronavírus.

"Você apoiou ataque a diretor da OMS, que, por incrível que pareça, estamos muito em mãos dessa criatura, que aglutina consórcio Covaxin para vacinar países pobres e em desenvolvimento. A China, tão atacada, governo Biden tão atacado. Hoje estamos na mão dessas pessoas que o senhor ajudou e apoiou a atacar com tanta força", criticou Kátia.

"O senhor deve desculpas ao país. O senhor é um negacionista compulsivo, omisso, foi uma bússola que nos direcionou para o caos, que nos levou ao iceberg, ao naufrágio da política internacional externa brasileria. Isso é voz unânime dos seus colegas", endureceu a senadora.

Abreu pediu ainda que a CPI tenha acesso a todas as correspondências sobre compra de imunizantes contra a Covid-19 feitas entre o Ministério das Relações Exteriores e outras pastas, como Economia, Ciência e Tecnologia e Casa Civil.

"O senhor bateu no peito em dizer que, graças à sua gestão, as vacinas vieram em uma quantidade X. Eu quero lembrar a todos que, até abril, 85% de toda a vacina colocadas no braço dos brasileiros vieram da China, porque o Butantan fez uma contratação direta, que não teve uma palha do Governo Federal. Nesse caso, foi zero sua interferência como chanceler", pontuou a senadora.

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp