Política

CPI da Covid: Pazuello se justifica sobre fala de que não conhecia o SUS

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Bnews - Divulgação Edilson Rodrigues/Agência Senado

Publicado em 19/05/2021, às 11h37   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Uma das frases mais polêmicas de quando Eduardo Pazuello esteve a frente do ministério da Saúde foi justamente aquela a qual afirmou que desconhecia o SUS (Sistema Único de Saúde). Na CPI da Pandemia, nesta quarta-feira (19), ao ser indagado pelo relator senador Renan Calheiros (MDB-AL) sobre a afirmativa, justificou. 

O emedebista apontou que no lançamento do Outubro Rosa no ano passado, “após passar quatro meses como interino, vossa excelência declarou que ‘sabia nem o que era o SUS’, porque sempre fora tratado em hospitais militares”.

Pazuello respondeu: “Da minha frase eu gostaria de dizer ao senhor o seguinte: eu acho que todos os brasileiros conhecem o SUS de uma forma simples. Sabem que nós temos um sistema único, que são hospitais públicos e que funcionam nas suas cidades. Como militar, eu não só não conhecia o SUS como não conhecia também escolas particulares”. 

“Eu só estudei no colégio militar de Manaus a partir da quinta série. E fui formado e tratado pelo Exército. Até hoje. Inclusive. Então o meu conhecimento de SUS não poderia ser profundo. Aquilo ali era o contexto daquela frase era “que surpresa espetacular”. Eu acho que é o contrário. Fui muito, foi uma surpresa muito interessante ver como nós tínhamos um sistema fantástico e isso precisa ser de conhecimento maior do povo brasileiro”, completou.

DESCONHEÇO - A fala do então ministro citada por Calheira na interregoção fora a seguinte: "Eu não sabia nem o que era o SUS, porque eu passei a minha vida sendo tratado também em instituições públicas, mas específicas do Exército", disse o ministro em 7 de outubro de 2020. 

"Vim conhecer o SUS a partir desse momento da vida e compreendi a magnitude dessa ferramenta que o Brasil nos brindou. Essa ferramenta nos deu a capacidade de enfrentar a pandemia da Covid-19", completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp