Política

Crônica: João, o metrô e o prazo

Imagem Crônica: João, o metrô e o prazo
Prefeito diz estar em “contagem regressiva” para a entrega de "um sonho" que deve se realizar em junho de 2012  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/02/2012, às 13h10   Alessandro Isabel



Na manhã desta terça-feira (28), o prefeito João Henrique (PP) anunciou mais um capítulo da crônica: João, o metrô e o prazo. Por meio de nota, o gestor municipal se diz em “contagem regressiva” para o início das operações do mais novo meio de transporte de massa da capital baiana.

Após 13 anos de embargos e problemas com o Tribunal de Contas da União (TCU), o prefeito deposita toda confiança no cronograma da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) e afirma que o equipamento estará na sua primeira fase de operações ainda no primeiro semestre deste ano.

Em 1999 as obras para a construção do metrô teve o início, sendo interrompida em 2002 devido a problemas identificados pelo TCU. Segundo nota da prefeitura, “ao assumir o governo municipal, JH começou a tomar medidas para destravar a obra, que foi retomada em 2007 através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”.

Ainda segundo a prefeitura, até junho, a Linha 1 do Metrô que liga a Estação da Lapa ao Acesso Norte, estará operando com passageiros. João Henrique esteve na sede da CBTU, no Rio de Janeiro, onde o órgão federal também ratificou o primeiro semestre deste ano o prazo final de entrega da primeira etapa do metrô de Salvador. “O metrô beneficiará já neste primeiro trecho dezenas de milhares de pessoas diariamente e na Copa do Mundo será uma importante via de acesso à Arena Fonte Nova”, afirma o prefeito.

Mesmo com todo o otimismo aparente do gestor municipal, é notório o descontentamento da população para com a “folia” feita para o metrô apelidado de calça-curta – em sua primeira etapa tem apenas 6 km. Principalmente quando se trata dos investimentos empregados ao longo dos anos em função da interligação entre dois pontos considerados inabitáveis (Lapa - Acesso Norte), o que não beneficia os moradores dos bairros populosos de Salvador.

Por meio de nota a Secretaria de Transporte e Infraestrutura do município informou que “os trens começam a transportar cerca de 600 passageiros em cada viagem. O percurso dos 6 km será realizado em um tempo médio de 10 minutos”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp