Política

Caso Henry: Dr Jairinho apresenta defesa em processo de cassação na Câmara do Rio

Reprodução/Tânia Rêgo/Agência Brasil
Caso a cassação seja aceita na votação em plenário, será a primeira vez  que um vereador da cidade é afastado de suas funções  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Tânia Rêgo/Agência Brasil

Publicado em 21/05/2021, às 17h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Dr. Jairinho (sem partido) apresentou nesta sexta-feira (21) sua defesa no âmbito do processo de cassação de seu mandato que tramita na  Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Caso a cassação seja aceita na votação em plenário, será a primeira vez  que um vereador da cidade é afastado de suas funções.

Jairinho está preso desde o dia 8 de abril e é réu pelo homicídio triplamente qualificado e tortura do garoto Henry Borel, de 4 anos, assassinado no último dia 8 de março. Ele também é réu por torturar a filha de uma ex-namorada, há oito anos, e está sendo investigado por maus-tratos a outro menino, filho de uma amante, há cinco anos.

De acordo com informações da revista Veja, em sua defesa protocolada pelo advogado Berilo Matias da Silva Neto, Jairinho disse considerar que o processo que responde “carece de qualquer base legal”, e avaliou que trata-se de um “verdadeiro instrumento de resposta ao clamor social” pelo assassinato de Henry. 

O parlamentar preso sustenta, ainda, que a Câmara está “justificando os meios pelos fins, impulsionada pela tradicional voz das ruas”. Em cumprimento ao Regimento Interno da Câmara, o político, que estava em seu quinto mandato, foi afastado do cargo em 9 de maio por completar um mês sem cumprir suas funções parlamentares. 

Seu gabinete foi extinto e seus assessores exonerados. “Vamos analisar criteriosamente a defesa de Jairinho, para decidir se é necessário convocar testemunhas. Ainda que o vereador renunciasse ao mandato, não paralisaria o processo de cassação”, disse o relator do processo Luiz Ramos Filho (PMN) à reportagem da revista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp