Política

Tucanos baianos não concordam com posicionamento de FHC em relação a Lula  

Reprodução
Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 22/05/2021, às 10h21   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Os deputados do PSDB baiano engrossaram o coro dos tucanos inconformados com o posicionamento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em ter manifestado possibilidade de voto em Lula (PT) e também ter se encontrado com o colega ex-presidente. A foto, publicada no perfil do petista, causou polêmica nos bastidores do partido em todo o Brasil. Aqui na Bahia não seria diferente. 

Procurado pelo BNews, o presidente do partido na Bahia e deputado federal, Adolfo Viana, acredita que a maiora da sigla desaprova uma possível união dos dois. "Eu não concordo com a posição pessoal de FHC. Tenho certeza que a maior parte do partido também discorda", disse neste sábado (22). 

O deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) é mais radical: chama o momento de infeliz. “Não concordo. Eu jamais seria aliado do PT e jamais votaria em Lula. Respeito a posição dele, mas eu achei muito infeliz”. 

Tiago Correia, deputado estadual do partido, minimizou o fato, sem descaracterizar a postura. “As declarações do presidente Fernando Henrique demonstram que a democracia está acima de quaisquer interesses, mas é preciso ressaltar que FHC não representa o pensamento majoritário do partido e nem pode falar por ele, já que somos e sempre fizemos oposição ao PT e ao Lula”, contou.

FHC disse, nesta semana, ao programa Conversa com Bial, da TV Globo, que entre um segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro (sem partido), votaria no petista. Após a fala, Lula retribuiu o afogo e falou que também votaria em FHC, caso a disputa fosse contra o atual presidente da República. 

Depois dessa troca de falas, ambos se encontram em um almoço e tiraram uma foto na casa do ex-ministro Nelson Jobim. Ao Globo, FHC disse que o fato foi um festo de civilidade. 

Matérias relacionadas:

Bolsonaro chama FHC de cara de pau e sugere financiar MST para que invada fazenda do ex-presidente

PSDB diz que encontro de FHC com Lula não faz bem a 'potencial candidato' do partido

Encontro de FHC e Lula expõe insegurança do PSDB para eleição de 2022, avaliam políticos

‘Foi um gesto de civilidade’, diz FHC sobre foto com Lula

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp