Política

Parque Tecnológico da Bahia começa a ser estruturado

Imagem Parque Tecnológico da Bahia começa a ser estruturado
Com atraso de sete anos, o centro de pesquisa e produção pode ganhar projeção   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/02/2012, às 13h35   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O Parque Tecnológico da Bahia está atrasado há, pelo menos, sete anos. Desde 2011, o governo estadual vem comemorando a possível instalação de empresas de internacionais se instalarem no espaço designado para o setor no coração da Avenida Paralela, em Salvador.

O mais novo anúncio foi feito pela secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) é de empresários alemães liderados pelo prefeito da cidade de Kaiserslautern vão estar em Salvador nesta quinta-feira (dia 1º) para conhecer as instalações do Parque Tecnológico da Bahia.

Em nota enviada à imprensa nesta terça-feira (28) a assessoria de comunicação da pasta informa que um evento vai preceder a visita ao centro. A programação, de acordo com a nota, começa às 9h, com o prefeito de Kaiserslautern, Klaus Weichel, falando dos objetivos da missão e sobre o ecossistema de ciência e tecnologia na cidade alemã, que possui um parque tecnológico que é referência em toda a Europa.

Em seguida, o diretor do Instituto Fraunhofer Hans Dieter Rombach vai abordar a pesquisa em engenharia de software e as perspectivas de parceria com a Bahia. Depois será a vez do diretor do Centro de Projetos Fraunhofer-UFBA, Manoel Mendonça apresentar a parceria entre a Universidade Federal da Bahia e o instituto alemão. Fechando a programação da manhã, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, apresenta os investimentos e novas perspectivas para o Parque Tecnológico.

No dia seguinte, 2 de março, a comitiva alemã participa, na Governadoria, da assinatura do convênio visando a criação do Centro de Projetos Fraunhofer em Engenharia de Software e Sistemas no Parque Tecnológico da Bahia. O convênio será assinado às 15 horas pelo governador Jaques Wagner, pelo secretário Paulo Câmera, pela reitora da UFBA, Dora Leal e por representantes do instituto alemão.

Essa parceria é resultado do esforço do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Paulo Câmera, que entende que o Parque Tecnológico da Bahia não pode trabalhar isolado da comunidade científica mundial. O Centro de Projetos Fraunhofer vai atuar no Tecnocentro, prédio central do Parque Tecnológico. “Estamos trazendo para a Bahia uma das principais organizações europeias de pesquisa aplicada e será o primeiro Centro de Projetos do Instituto Fraunhoufer no Brasil”, destaca o secretário.

O Instituto Fraunhofer é uma organização com 15.000 cientistas distribuídos em 60 centros de pesquisa e uma das mais bem sucedidas do mundo na transferência de tecnologia entre universidades e empresas. O Centro que vai funcionar na Bahia terá cerca de 30 profissionais envolvidos da UFBA, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Alemanha.

A atuação na Bahia será voltada para engenharia de softwares e sistemas de computação, uma das áreas de conhecimento mais estratégicas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia do país. Esta iniciativa conjunta colocará o Estado em uma posição única no mundo na área de pesquisa em software.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp