Política

Ministro diz que não pode julgar Bolsonaro por descumprir medidas sanitárias: "Não compete a mim"

Reprodução/YouTube
Renan Calheiros exibiu um vídeo com uma montagem de diversas cenas em que Bolsonaro promove aglomeração, desde o início da pandemia, e aparece em todas as ocasiões sem máscara de proteção  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 08/06/2021, às 10h38   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Confrontado pelo relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que não pode julgar o presidente da República por atos individuais de desrespeito às normas sanitárias, defendidas pelo próprio ministro em depoimento na sessão desta terça-feira (8).

Renan Calheiros exibiu um vídeo com uma montagem de diversas cenas em que Bolsonaro promove aglomeração, desde o início da pandemia, e aparece em todas as ocasiões sem máscara de proteção contra a doença. O emedebista perguntou ao ministro se ele dava algum tipo de orientação às autoridades, inclusive o presidente, sobre os protocolos de segurança para evitar a disseminação do vírus.

"Evidente que sim, mas este é um fato individual. As imagens falam por si só [...] não vou fazer juízo de valor a respeito da conduta do presidente [...] não compete a mim, isso não compete ao ministro da Saúde ou qualquer outro ministro", tergiversou.

O senador insistiu e questionou se nos encontros direto com Bolsonaro eles conversam sobre o assunto, e Queiroga surpreendeu ao garantir que na maior parte das ocasiões o presidente utiliza máscara.

"Quando está comigo, na maioria das vezes, ele usa máscara", disse Queiroga, que voltou a falar sobre as doses adquiridas de vacina contra o novo coronavírus e reforçou o empenho do Ministério da Saúde na ampliação da cobertura vacinal da população.

Segundo o ministro, até o fim do ano todas as pessoas acima de 18 anos serão vacinadas contra a doença.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp