Política

Perfil do Instagram do presidente da Câmara de Salvador é hackeado 

Reprodução
Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 09/06/2021, às 08h54   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

O perfil da redes social Instagram, bastante utilizada pelo presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), foi hackeado nesta quarta-feira (9). 

Os invasores mudaram a foto do perfil, colocaram na descrição do perfil “INVADIDO” e publicaram uma foto misteriosa com uma referência a criptomoeda, utilizada no meio virtual. Outra postagem, mais recente, diz na legenda: perdeu. 

Nenhuma publicação foi alterada ou apagada. 

Pelo informado ao BNews, a equipe jurídica e técnica do vereador tem buscado tomar as medidas junto ao Instagram para poder retomar com o seu perfil oficial.

A assessoria de Geraldo Júnior emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido. Leia na íntegra:

A conta do Instagram do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior,  foi invadida nesta quarta-feira (09/06) por um grupo hacker intitulado “Cyber Brazil”. A descrição da bio foi modificada e foi postada a palavra “Invadido”. Além dessa e outras modificações, a foto da Bio foi alterada. O feed de notícias também foi alterado.

As equipes técnicas e jurídica que assessoram o presidente do Legislativo Municipal de Salvador estão tomando as medidas cabíveis.

"Não somente neste caso, mas em todos os crimes cibernéticos, cabem punições exemplares aos marginais. São pessoas que se 'divertem' praticando o mal, invadindo a privacidade  e causando danos à imagem dos cidadãos", diz Geraldo Júnior.

Os crimes virtuais são tipificados no Código Penal brasileiro. A Lei Carolina Dieckmann, por exemplo (Lei Nº 12.737/2012), é uma alteração no Código Penal Brasileiro voltada para crimes virtuais e delitos informáticos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp