Política

Deputados discordam sobre vídeo que fundamenta denúncia contra Alden ser encaminhado ao deputado

Vagner Souza / BNews
O deputado Euclides Fernandes (PDT), membro titular do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), defendeu que o Capitão Alden (PSL) tenha acesso ao vídeo em que acusa parlamentares da oposição de receberam R$ 1,6 milhão da prefeitura de Salvador  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 09/06/2021, às 12h43   João Brandão e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Euclides Fernandes (PDT), membro titular do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), defendeu na manhã desta quarta-feira (9) que o Capitão Alden (PSL) tenha acesso ao vídeo em que acusa parlamentares da oposição de receberam R$ 1,6 milhão da prefeitura de Salvador. 

Alden sofre processo por quebra de decoro parlamentar em virtude da declaração. Nesta manhã, o colegiado aprovou a convocação de Alden  para o próximo dia 8 de julho, às 11h. Na mesma sessão, também foi negada solicitação do bolsonarista para que seu processo tramitasse em sigilo.

Fernandes ponderou que a base de sustentação da  denúncia foi o vídeo produzido pelo parlamentar, e afirmou que Alden tem direito de solicitar o material. "Equívoco da comissão recebeu a denúncia, deveria ter acompanhado o vídeo - peça fundamental", opinou.

O deputado Bobô (PC do B) concordou e salientou que Alden deve ter total direito de contestar as acusações feitas a ele no âmbito da comissão. Posteriormente, o líder da oposição na Assembleia, o deputado estadual Sandro Régis (DEM), salientou que a denúncia havia sido encaminhada com o registro.

"O vídeo é a base da denúncia. A oposição não faria um ato desses, o despreparo de entregar denúncia sem as provas da denúncia. Acho redundante encaminhar o vídeo produzIdo pelo próprio autor - que está sendo denunciado", rebateu. Régis também ponderou que, "mais que ninguém", Alden sabe o que falou. 

Logo após a repercussão do caso na imprensa, Alden decidiu remover o vídeo em que faz as declarações de seu IGTV no Instagram. "Não vejo porque encaminhar o mesmo video", reiterou. Ele também sugeriu destacar no vídeo o trecho em que houve quebra de decoro. 

A deputada Fabíola Mansur (PSB), por sua vez, concordou que o material é importante para tornar o processo mais fidedigno e transparente. "Ampla defesa. Quero concordar com Zé Raimundo. Para que a citação dos trechos específicos possam estar amplamente claros no processo", concluiu.

Notícias Relacionadas

Presidente do Conselho de Ética da AL-BA não vê possibilidade de processo contra Alden correr em segredo

Conselho de Ética da AL-BA decide convocar Capitão Alden só após defesa formal

AL-BA publica representação contra Capitão Alden após deputado acusar colegas de receberem propina

Oposição diz que manterá representação mesmo após explicações de Alden: "Não mudou nada"

“Ser um exército de um homem só não é fácil”, diz Alden após acusar colegas de oposição

Oposição na AL-BA vai acionar Justiça e Conselho de Ética contra Alden após acusar colegas de receber dinheiro da prefeitura

AL-BA: oposição protocola representação contra Alden por quebra de decoro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp