Política

PT e PMDB partem para briga

Publicado em 17/11/2010, às 11h19   Redação



Após esbarrar na resistência do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-MA), para quem o regimento interno da Casa tem que ser respeitado, jogando assim água fria no acordo firmado entre os presidentes do PMDB, Micher Temer, e do PT, José Eduardo Dutra, a proposta de cada partido assumir a presidência de uma das Casas ganha novo adversário: o presidente Lula.

Para Lula, deve prevalecer o regimento, não a idéia do PT de repetir no Senado o acordo firmado para Câmara Federal que impõe um rodízio em que cada biênio ficaria com um dos partidos (PT e PMDB).  

Em conversas reservadas, o presidente Lula sugere que o PT deve evitar o desgaste e respeitar o regimento do Senado que estabelece que a maior bancada indica o parlamentar que comandará a Casa.

O PT, seguindo a movimentação iniciada pelo PMDB para a formação de um bloco parlamentar que fortaleça o partido para a disputa pela presidência, também vem se articulando no sentido de criar um bloco mais à esquerda,associando-se  ao PSB, PCdoB e PDT. Com isso, assegura 165 votos para enfrentar o bloco formado pelo PMDB, PP, PR, PTB e PSC, que reúne 202 parlamentares.  (Informações Folha)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp