Política

Ministros do TCU aconselham CPI a adiar depoimento sobre números falsos de mortes por Covid

Reprodução/Jefferson Rudy/Agência Senado
O auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Marques, é apontado como responsável pela falsa análise - citada pelo presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) - que nega o número de mortos na pandemia  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 15/06/2021, às 07h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O grupo majoritário de senadores na CPI da Pandemia, conhecido como G7, foram aconselhados a postergar o depoimento do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Marques, marcado para a próxima quinta-feira  (17).

Ele é apontado como responsável pela falsa análise, citada pelo presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), que nega o número de mortos na pandemia. 

De acordo com informações da colunista Bela Megale, integrantes do TCU avaliam que a melhor estratégia que pode ser adotada pelos parlamentares é o depoimento depois que a investigação da corte avançasse, com quebras de sigilo e depoimentos de outros auditores. 

Uma das linhas de apuração do tribunal é saber se Marques defendeu o interesse do Palácio de Planalto em outros temas e documentos junto ao TCU. Ministros da corte sugeriram aos parlamentares que peçam o acesso à investigação, para só depois realizarem a audiência com base nesses elementos.

Fontes da colunista descrevem a comissão instaurada para investigar o auditor como “linha duríssima”. Contudo, a preocupação dos senadores é não ter outro depoimento que preencha o calendário já previsto na CPI. 

A oitiva do empresário Carlos Wizard também está marcada para acontecer na próxima quinta. A comissão quer saber qual foi o papel dele no grupo que orientou Bolsonaro sobre medidas para combater a pandemia. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp