Política

"O presidente deixou os governadores à mercê da desgraça", diz Witzel à CPI da Covid

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Segundo Witzel, o culpado pela morte hoje de quase meio milhão de brasileiros tem "nome" e "endereço  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 16/06/2021, às 11h43   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Réu por corrupção e lavagem de dinheiro, o ex-governador Wilson Witzel iniciu o seu discurso na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid com uma defesa à sua gestão frente à pandemia. 

Em contrapartida, Witzel acusou a "omissão" do Governo Federal, que não agiu para impedir a entrada de estrangeiros pelas fronteiras e não ajudou no custeio de leitos hospitalares e na compra de equipamentos necessários para tratar pacientes com a doença.

Segundo Witzel, o culpado pela morte hoje de quase meio milhão de brasileiros tem "nome" e "endereço".

"O presidente deixou os governadores à mercê da desgraça que viria. O único responsável pelos [mais de] 400 mil mortes que tem aí tem nome, endereço e tem que ser responsabilizado", afirmou o ex-governador.

A posição contrárias às normas restritivas, na visão de Witzel, faz parte da tentativa de Bolsonaro de fazer valer a "narrativa" que opôs a União aos governadores, principalmente ao apelar às "consequências econômicas" das medidas de restrição.

Ele disse que foi chamado de "tirano" por impor o fechamento das praias e pontuou que o Supremo Tribunal Federal (STF) não tirou a responsabilidade do governo federal de ajudar no enfrentamento à doença.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp