Política

Supremo retoma julgamento sobre suspeição de Moro nesta quarta (23)

Reprodução/ Nelson Jr./SCO/STF
Embora haja maioria a favor de Lula, os ministros ainda podem mudar seus votos e reverter a decisão. A tendência, porém, é de que o placar permaneça favorável ao petista  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Nelson Jr./SCO/STF

Publicado em 23/06/2021, às 07h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (23), a votação do pedido de habeas corpus protocolado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pede o reconhecimento de suspeição do ex-juiz Sergio Moro para julgar os processos em que o político é réu no caso do triplex no Guarujá.

As informações são do jornal Estado de São Paulo. Caso a corte reconheça que o ex-magistrado era  suspeita, todas as suas decisões proferidas, incluindo provas e denúncias coletadas, serão  anuladas.  

Embora haja maioria a favor de Lula, os ministros ainda podem mudar seus votos e reverter a decisão. A tendência, porém, é de que o placar permaneça favorável ao petista. 

No julgamento desta quarta, a defesa do petista alega que Moro não detinha a imparcialidade necessária para julgá-lo, tendo como base os arquivos obtidos pela Operação Spoofing, que revelaram a troca de mensagens entre o então juiz e os procuradores da Lava Jato.

Restam apenas o decano, Marco Aurélio Mello, e o presidente do STF, Luiz Fux, apresentarem seus votos. Já se manifestaram pela suspeição os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Nunes Marques e Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Rosa Weber. 

Marco Aurélio devolveu no dia 30 de abril o pedido de vista, que suspendeu a votação no plenário. O ministro se aposenta no próximo dia 12 de junho, quando completa 75 anos de idade

Para que o tema voltasse a ser analisado pelo colegiado nesta semana, a defesa do ex-presidente Lula apresentou, em maio deste ano, petição para que o assunto fosse incluído na pauta do Supremo, alegando demora na conclusão do julgamento.

O julgamento encerra a discussão iniciada em 23 de março, quando a Segunda Turma do STF julgou a favor de um habeas corpus da defesa de Lula que acusava Moro de agir com parcialidade contra o petista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp