Política

Ricardo Almeida vai a Justiça para que OLX remova perfil que utiliza sua imagem para vender veículos

BNews/Vagner Souza
Há quatro semanas o Edil usou seu perfil no Instagram para comunicar publicamente que estavam anunciando veículos através do site OLX usando seu nome e imagem indevidamente  |   Bnews - Divulgação BNews/Vagner Souza

Publicado em 23/06/2021, às 12h15   Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Ricardo Almeida (PSC) ingressou na Justiça com uma ação indenizatória contra a plataforma de comércio eletrônico OLX, após um estelionatário utilizar sua imagem para realizar negócios pela plataforma de classificados on-line.

O edil quer que a empresa acionada retire de seu cadastro a conta vinculada ao telefone do golpista, e pleiteia uma reparação "em patamar não inferior a R$ 30 mil" pelos transtornos provocados.

“O objetivo da ação contra a OLX é muito mais no sentido deles acelerarem [o processo de remoção das informações]. Quando há uma punição financeira, a gente sabe, isso se torna mais célere. Mas o objetivo principal é a liminar que pedimos para que sejam retirados todos os anúncios veiculados ao meu nome”, explicou ao BNews nesta quarta (23). 

Há quatro semanas o Edil usou seu perfil no Instagram para comunicar publicamente que estavam anunciando veículos através do site, usando seu nome e imagem indevidamente.

"Não estou vendendo nenhum veículo e este anúncio não tem a ver comigo, além de que o número usado nesse anúncio, não é meu e de ninguém da minha equipe", escreveu na ocasião. 

O político também orientou que quem tivesse acesso ao anúncio deveria denunciar o fato à polícia. Em 27 de maio, Almeida registrou um boletim de ocorrência na 12ª DP de Itapuã, na capital baiana, sobre o fato.

De acordo com o documento, ele tomou conhecimento da fraude quando uma pessoa ligou para o gabinete dele na Câmara de Salvador para verificar se o edil estava Honda Fit por meio do aplicativo.

"Minha assessoria, sabendo que não possuo o referido veículo, muito menos que estaria vendendo o mesmo, desconfiou tratar-se de um engano, ou trote, e desligou o telefone", contou à autoridade policial.

Posteriormente, ele recebeu de um amigo o "print" de um perfil de Whatsapp, com uma foto e um telefone que ele desconhecia. A pessoas também queria confirmar se Almeida estava disposto a vender um veículo.

"Percebendo tratar-se de um golpe, resolvi proceder com essa ocorrência a fim de evitar ser confundido com esse suposto 'golpista' que está tentando se passar por mim", explicou.

Na peça processual, encaminhada à justiça na última segunda-feira (21), os representantes legais de Almeida afirmam que sua imagem está "manchada por falta de zelo, cuidado, comprometimento e por negligência".

“Busquei alguém que eu conhecesse que tivesse acesso a plataforma para que pudesse comunicar  ela - já que não sou cliente, não sou usuário, e não tenho os meios de acesso.Não tenho cadastro. Esse amigo fez, por e-mail, a comunicação. Nenhuma providência foi tomada, me levando a entrar na Justiça”, contou o edil.

Almeida diz que decidiu judicializar a questão também pelas vítimas do criminoso, que estão sujeitas a eventuais perdas financeiras em virtude da situação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp