Política

Futuro presidente do TSE, Moraes critica voto impresso

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
De acordo com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), não há nenhuma vantagem para a democracia aderir ao modelo que propõe "quebrar o sigilo da votação"  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 25/06/2021, às 14h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Futuro ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes é contrário à discussão sobre a implantação do voto impresso no Brasil, pauta arduamente defendida pelo presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores.

A discussão ganhou força nos últimos tempos, inclusive com alguns líderes partidários surpreendentemente aderindo à pauta. No caso do presidente do PDT, Carlos Lupi, reviveu uma teste de um comprovante impresso do voto, que seria depositado em uma urna sem acesso da população. Em caso de suspeita de fraude, seria possível fazer a contagem com um elemento físico, que seria o papel de comprovante.

De acordo com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), não há nenhuma vantagem para a democracia aderir ao modelo que propõe "quebrar o sigilo da votação". 

“Não me parece que o voto impresso possa vir a contribuir para a democracia, porque nós corremos um grande risco de quebrar o sigilo na votação. Se você me perguntar, ‘é necessário, hoje, para aprimorar a democracia, o voto impresso? Digo: não é", declarou Alexandre de Moraes em entrevista ao podcast Supremo na Semana, produzido pela Corte e que vai ao ar neste sábado, 26.

Segundo informações da coluna Radar, da revista Veja, o ministro fala ainda na entrevista sobre as leis que envolvem as fake news e outros temas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp