Política

Niltinho diz que João Leão 'tem desejo de ser governador', mas ainda é 'cedo' para decisão

Dinaldo Silva/BNews
Deputado estadual pepista também disse acreditar na candidatura do ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos) como "terceira força"  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 30/06/2021, às 18h25   Marcio Smith e Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Niltinho (PP) declarou nesta quarta-feira (30) que o vice-governador do estado, João Leão, seu correligionário e principal liderança pepista na Bahia, tem "o desejo de ser governador".

"Mais do que natural é o vice-governador João Leão, tendo sido eleito vice-gorvernador no primeiro mandato do governador Rui Costa, reeleito vice-governador, ser um grande postulante ao cargo", defendeu o parlamentar, em entrevista ao BNews.

Niltinho ponderou, no entanto, que "ainda é cedo para ter a decisão". "É lógico que a base vai discutir as possibilidades. Ele é, sem dúvida, também um entusiasta e é claro, tem um desejo, como os demais, de ser governador do estado, assim como o senador Otto Alencar (PSD), que teve a oportunidade de ser governador, num período curto, de nove meses, mas teve essa oportunidade. O próprio governador Rui Costa (PT), com essa experiência, depois de quase sete anos bem-sucedidos", afirmou.

O sonho de um candidatura de João Leão com apoio da base do governo, porém, deve ser frustrado pelo provável retorno do ex-governador Jaques Wagner (PT) ao jogo, fortalecido pela iminente participação do ex-presidente Lula nas eleições de 2022.

Além do líder pepista, o senador Otto Alencar também disputa espaço pelo protagonismo no grupo político. PP e PSD são os partidos mais fortes da base de Rui Costa.

"Leão tem rodado a Bahia, inclusive, colocando o nome dele à disposição, pra que possa, quem sabe, ser o nome dessa unidade, de todo o grupo, a governador do estado da bahia", pontua Niltinho.

Roma

O deputado estadual também comentou a possibilidade de o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), entrar na disputa eleitoral pelo governo baiano como uma terceira força além da polarização entre Wagner e o ex-prefeito ACM Neto (DEM).

Conforme publicado pelo BNews, Roma tem tentado uma aproximação com o PP para fortalecer uma eventual candidatura.

"Não tenha dúvida [de que tem espaço]. É natural que ele hoje, sendo ministro, representando o atual presidente Bolsonaro aqui na Bahia, o nome dele venha surgindo com potencial de disputa", avaliou Niltinho.

"Acredito sim que haverá três candidaturas ao governo do estado da Bahia, algo visto ainda na disputa do governador Wagner, que naquele momento disputou com Paulo Solto e o ex-ministro, na época, Geddel", concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp