Política

Dr. Jairinho tem mandato cassado por unanimidade pela Câmara de Vereadores do Rio

Renan Olaz/Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Os 49 vereadores que participaram da sessão votaram pela cassação de Dr. Jairinho. O vereador Dr. Gilberto estava de licença  |   Bnews - Divulgação Renan Olaz/Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Publicado em 30/06/2021, às 19h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Vereadores da Câmara do Rio decidiram nesta quarta-feira (30), por unanimidade, cassar o mandato de Dr. Jairinho, preso pela morte do enteado Henry Borel, de 4 anos. Essa é a primeira vez na história que um vereador tem o mandato cassado na Câmara do Rio.

Os 49 vereadores que participaram da sessão votaram pela cassação de Dr. Jairinho. O vereador Dr. Gilberto estava de licença.

A sessão no plenário foi marcada depois que o Conselho de Ética da Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, na segunda-feira (28), o relatório pedindo a cassação do mandato de Dr. Jairinho. 

Durante a sessão, o vereador Celso Costa (Republicanos) teve o pedido concedido pela Mesa Diretora e eles fizeram 1 minuto de silêncio no plenário pela morte de Henry Borel.

Depois que os vereadores falaram, a defesa de Jairinho teve a oportunidade de se defender em um período de duas horas.

"Nós não podemos falar, com todo carinho, todo respeito ao parlamento, em quebra de decoro parlamentar, porque não há provas inequívocas da materialidade do delito. Algum dos senhores viu imagens do Jairinho torturando, dando banda na criança?", argumentou o advogado Berilo Martins.

O ex-vereador e a professora Monique Medeiros, mãe de Henry, foram presos no dia 8 de abril acusados de matar a criança, no dia 8 de março. Jairinho foi preso acusado de agredir e matar a criança. A mãe do menino foi presa por acobertar o namorado no crime. O parlamentar também responde na polícia pelas agressões e tortura de outras duas crianças

"Não restou alternativa a esta Casa de Leis senão a instauração do presente procedimento com vistas a apurar o cometimento de ato incompatível com o decoro parlamentar pelo Senhor Vereador Jairo José Santos Junior – Dr. Jairinho", disse o relator Luiz Ramos Filho (PMN) sobre a cassação do mandato de Jairinho. 

Confirmada a cassação, quem assume agora é o suplente Marcelo Diniz Anastacio.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp