Política

Otto Alencar apoia Augusto Aras para vaga no STF; Coronel e Wagner pregam cautela

Roque de Sá/Agência Senado
Bnews - Divulgação Roque de Sá/Agência Senado

Publicado em 04/07/2021, às 12h56   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O senador baiano Otto Alencar (PSD) torce para o atual procurador-geral da República, Augusto Aras, ser o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista ao BNews neste domingo (4), o parlamentar disse que Aras é seu candidato. Os senadores são responsáveis por aprovar ou não as indicações.

"Aqui na Bahia temos candidato, que é o Augusto Aras. Todos nós torcemos por um baiano, que o presidente [Jair Bolsonaro] indique Aras. Ótima formação jurídica, muito capaz", avaliou.

Otto não concorda com as críticas feitas ao procurador, de que ele tem uma atuação a favor de Bolsonaro. "São avaliações superficiais sobre as ações dele. Nunca achei que tinha se tornado pró-governo. O procurador analisa de acordo com a lei", defendeu.

Cautela

Apesar de Otto afirmar que a Bahia tem Aras como candidato a ministro do STF, os outros dois senadores que representam o estado são mais cautelosos sobre a discussão. Angelo Coronel (PSD) diz que ainda é prematuro analisar a indicação, já que outro nome pode aparecer de última hora.

"Tecer comentários a respeito de uma indicação do presidente é muito prematuro, porque pode aparecer um nome que não esteja sendo cogitado. Na outra vez todos esperavam um nome, e na hora apareceu outro", disse Coronel, se referindo à indicação de Kassio Nunes Marques feita no ano passado.

Por meio da assessoria de imprensa, o senador Jaques Wagner (PT) também pregou cautela. "A prerrogativa da indicação é do presidente da República. Eu não tenho porque fazer torcida antes da hora. Prefiro analisar e comentar após ele oficializar o nome que será indicado", afirmou.

André Mendonça

O atual advogado-geral da União, André Mendonça, é o mais cotado para assumir a vaga de ministro do STF. A indicação acontece porque Marco Aurélio Mello se aposenta em 12 de julho, quando completa 75 anos.

"Ele teve comigo, com vários senadores. É funcionário de carreira, mas ninguém tem uma posição ainda com ele, o que é natural, essas indicações a pessoa corre os gabinetes mesmo. Mas a gente recebeu por educação, sem compromisso. Ele tem uma formação jurídica muito boa, além disso é funcionário de carreira do estado", disse Otto Alencar sobre André Mendonça.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp