Política

Angelo Coronel diz que Senado pode reprovar nome de André Mendonça para o STF

Marcos Oliveira/Agência Senado
Bnews - Divulgação Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 06/07/2021, às 20h18   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Angelo Coronel (PSD-BA) cogitou nesta terça-feira (6), em entrevista ao Bnews Agora, da Piatã FM, a possibilidade do nome do ex-ministro da Justiça André Mendonça ser reprovado pelo Senado ao concorrer pela vaga que será deixada pelo ministro Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal (STF), a partir da próxima semana. 

“O passado pode vir para o futuro”, disse ele, em referência às cinco reprovações após sabatina no Senado de nomes indicados à Corte na história, o que não ocorre desde o século XIX. 

Atual advogado-geral da União, André Mendonça é o mais cotado para ser indicado ao cargo pelo presidente Jair Bolsonaro. Outro nome ventilado, com menos força, é o do procurador-geral da República, Augusto Aras. Coronel disse que é a favor que “um baiano assuma a vaga”, mas preferiu se abster de citar nomes. 

“Eu sou a favor que um baiano assuma a vaga no STF. Qualquer indicação, seja essa STF, STJ, Anac ou qualquer outra, eu sempre vou procurar promover e apoiar aqueles que são da nossa terra. Em segundo plano, nordestino. Só depois começo a pensar em outras regiões. Apesar disso, prefiro me abster sobre qual nome da Bahia seria o ideal”, afirmou. 

Coronel ainda comentou sobre a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, que teve os trabalhos interrompidos por causa da pandemia de coronavírus. 

"O então presidente do Senado, Davi Alcolumbre, resolveu suspender a comissão, como suspendeu os demais colegiados, para que a gente pudesse retomar os trabalhos após a volta das sessões presenciais. Três senadores já morreram por Covid-19, então a gente precisa ter cautela. Esperamos que, assim que a pandemia alivie, nós possamos voltar. Por enquanto, não terermos prejuízo, já que a CPMI está congelada e teremos ainda 204 dias pela frente."

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp