Política

"Daniel Silveira rasgou a Constituição", diz Abílio Santana sobre suspensão de deputado

Divulgação
Parecer seguirá agora para análise pelo Plenário da Câmara  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/07/2021, às 19h07   Eliezer Santos e Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Abílio Santana (PL) comemorou a decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, que aprovou, nesta quinta-feira (7), por 12 votos a 8, o parecer do deputado Fernando Rodolfo (PL-PE) que recomenda a suspensão, por seis meses, do mandato do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ).

"Na minha opinião Daniel Silveira rasgou a Constituição. Ele tem poder, tem, nós deputados temos, mas até onde vai o poder? Não podemos abusar", declarou Abílio ao BNews. "Para mim, foi abuso de poder o que ele fez. Se eu estivesse na comissão seria o primeiro a votar pela suspensão. Já que é por ordem alfabética", completou o parlamentar.

Silveira é acusado de quebra de decoro parlamentar por ter gravado e divulgado um vídeo em que incita a violência contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e exalta o Ato Institucional nº 5, o AI-5.

Notificada oficialmente da decisão pelo presidente do colegiado, deputado Paulo Azi (DEM-BA), a defesa abriu mão do recurso à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O parecer seguirá agora para análise pelo Plenário da Câmara. Para ser aprovado, o parecer depende de 257 votos, em votação aberta.

Ao manter o parecer pela suspensão por seis meses, o relator reiterou que um parlamentar perder o mandato pelo que fala seria “uma medida extrema”.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp