Política

"O ideal seria uma cassação", diz Lídice sobre suspensão de Daniel Silveira

BNews
Deputado é responde por vídeo em que incita a violência contra STF  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 07/07/2021, às 19h48   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada federal Lídice da Mata (PSB), relatora da CPMI das Fake News, elogiou a decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, que aprovou, nesta quinta-feira (7), por 12 votos a 8, o parecer do deputado Fernando Rodolfo (PL-PE) que recomenda a suspensão, por seis meses, do mandato do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ)

"Acredito que a punição de seis meses foi merecida, pois o deputado cometeu crimes graves de atentado ao Estado Democrático de Direito, mas o ideal seria uma cassação. Uma suspensão de apenas dois meses seria muita conivência com o parlamentar", declarou a parlamentar, ao BNews.

Silveira é acusado de quebra de decoro parlamentar por ter gravado e divulgado um vídeo em que incita a violência contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e exalta o Ato Institucional nº 5, o AI-5.

Notificada oficialmente da decisão pelo presidente do colegiado, deputado Paulo Azi (DEM-BA), a defesa abriu mão do recurso à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O parecer seguirá agora para análise pelo Plenário da Câmara. Para ser aprovado, o parecer depende de 257 votos, em votação aberta.

Ao manter o parecer pela suspensão por seis meses, o relator reiterou que um parlamentar perder o mandato pelo que fala seria “uma medida extrema”.  

Leia também:
"Daniel Silveira rasgou a Constituição", diz Abílio Santana sobre suspensão de deputado

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp