Política

Mário Frias promete processar jornalista após ser chamado de “otário”

Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Publicado em 13/07/2021, às 09h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário especial da Cultura Mário Frias prometeu processar uma jornalista após ser chamado de “otário” em uma rede social, na segunda-feira (12). “Nos veremos na Justiça, com um processo de injúria”, avisou o ator que comanda pasta ligada ao Ministério do Turismo. 

A polêmica aconteceu após o Governo Bolsonaro citar frases religiosas para barrar apoio ao Festival de Jazz do Capão, que tradicionalmente acontece na Chapada Diamantina, na Bahia. O evento recebeu sinal vermelho para captar recursos via Lei Rouanet. O processo foi analisado dentro do âmbito da Fundação Nacional das Artes, a Funarte, em um documento assinado há cerca de duas semanas.

No Twitter, Frias afirmou que “enquanto for Secretário Especial da Cultura ela [a cultura] será resgatada desse sequestro político/ideológico”. A promessa de processo veio após a jornalista do The Intercept e Agência Pública, Fabiana Moraes, comentar a afirmação do ator: “um pouco de poder a um otário e”.

Ainda na rede social, em uma série de publicações, a repórter disse que “é bem óbvio, mas é o caso dizer: o documento fere tanto a liberdade de expressão quanto o princípio da laicidade do Estado brasileiro, garantidos constitucionalmente. É caso para o Supremo Tribunal Federal”.

Na mesma rede, o empresário e youtuber Felipe Neto ofereceu apoio jurídico para a jornalista. “Fabiana, caso precise de representação, o “Cala Boca Já Morreu” está a postos”.

Motivo do sinal vermelho para o evento
Na fanpage do evento, foi publicada uma imagem se declarando “antifascista e pela democracia” no dia 1º de junho. A postagem é apontada pelo parecer como uma das motivações do parecer ter sido negativo.

"Localizamos uma postagem do dia 1º de junho de 2020, com uma imagem, contendo um 'slogan' para 'divulgação', com a denominação de Festival Jazz do Capão, na plataforma Facebook, a qual complementou os fundamentos para emissão deste parecer técnico", afirma o parecer.

Na seção “Sobre a aplicabilidade da lei federal de incentivo à cultura em objeto artístico cultural” do parecer, a primeira frase é “por inspiração do canto gregoriano, a música pode ser vista como uma arte divina, onde as vozes em união se direcionam à Deus [sic]”.

O parecer é ainda recheado com citações, versos em latim e frases como “A Arte é tão singular que pode ser associada ao Criador”. A conclusão é que o projeto traria “desvio de objeto, risco à malversação do recurso público incentivado com propositura de indevido uso do mesmo”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp