Política

Conselho de Ética da AL-BA encerra caso Alden na próxima semana; relator entrega voto nesta quarta (14)

Vagner Souza / BNews
Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 13/07/2021, às 11h52   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

O relator do processo disciplinar de quebra de decoro contra o deputado Alden (PSL) no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Simões (DEM), confirmou ao BNews que apresentará seu voto nesta quarta-feira (14) durante sessão do colegiado. 

Após a apresentação, pelo conversado com o parlamentar, o relatório deve ser apreciado na próxima semana, dia 21, quando o trabalho da comissão sobre o caso se encerra.

Os deputados do Conselho vão acolher ou não o texto. Caso seja aprovado, a sugestão de punição para o político, que pode ser até a cassação, será deliberada no Plenário da Casa pelos 63 deputados. 

Simões se debruça, neste momento, na denúncia apresentada pelos deputados da oposição e também com o material de defesa apresentado pelo jurídico de Alden. O bolsonarista prestou depoimento no Conselho na semana passada. 

Apesar de, no início do processo, a possibilidade de cassação ter sido forte, o trabalho de bastidores de Alden junto a mesa diretora da Casa e também com a própria bancada da oposição deve resultar em um afastamento temporário das atribuições do mandato.

Contudo, o ponto de divergência versa sobre o corte do seu salário e a suspensão também dos seus assessores parlamentares, visto que seu trabalho parlamentar estará restrito por um período definido. 

Alden é acusado de quebrar o decoro ao acusar, em vídeo publicado nas redes sociais, deputados oposicionistas de receber R$ 1,6 milhão da prefeitura de Salvador. Os pares que se sentiram ofendidos alegam que o bolsonarista quis apontar recebimento de propina e precisaria comprovar as afirmações. Em sua defesa, alega ter sido mal interpretrado e pediu desculpas. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp