Política

“Atividade cultural tem que ter liberdade”, diz Rui após governo Bolsonaro reprovar recursos da Lei Rouanet a festival na Bahia

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/07/2021, às 19h51   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) criticou a decisão da Fundação Nacional de Artes (Funarte), órgão do governo Bolsonaro, de reprovar o repasse de recursos da Lei Rouanet ao Festival de Jazz do Capão, na Chapada Diamantina.

“Não dá pra submeter apoio e projetos culturais a interesses partidários, ideológicos. Não concordo com isso. Quem faz atividade cultural tem que ter total liberdade pra expressar suas opiniões”, disse Rui, em transmissão ao vivo nesta terça-feira (13).

A Funarte citou Deus em um parecer técnico para reprovar os recursos da lei ao Festival de Jazz do Capão. O documento também menciona uma publicação em rede social em que o evento se posiciona como "um festival antifascista e pela democracia", para embasar o indeferimento do pedido.

O secretário Especial de Cultura, Mário Frias, rebateu as críticas que recebeu nas redes sociais após a decisão da Funarte enviada à pasta.

“Não aceitarei que a cultura nacional seja rebaixada a condição de panfletagem partidária. A lei é bastante clara, apenas eventos culturais serão financiados com a verba federal da Rouanet. Vocês não irão me intimidar com assassinato de reputação”, disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp