Política

Eventual filiação de Bolsonaro não compromete estratégia do PL na Bahia, avalia presidente

Wilson Dias/Agência Brasil
De acordo com José Carlos Araújo, executiva nacional do partido deve dar independência para que cada diretório defina a estratégia conveniente no estado para 2022  |   Bnews - Divulgação Wilson Dias/Agência Brasil

Publicado em 15/07/2021, às 16h00   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Uma eventual filiação de Jair Bolsonaro (sem partido) ao PL não comprometeria os planos do diretório estadual do partido, de acordo com o presidente da legenda na Bahia, José Carlos Araújo. A avaliação foi feita pelo ex-deputado federal em entrevista ao BNews

Questionado sobre o possível cenário de o presidente da República ser candidato à reeleição pelo PL tendo o atual ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), como seu postulante ao governo da Bahia, Araújo disse não ter "nenhuma preocupação".

No estado, a sigla está aliada a ACM Neto (DEM), pré-candidato a governador. O filho do presidente estadual, Samuel Araújo, inclusive, compõe o secretariado do prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), como titular da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit).

Na visão de José Carlos, a executiva nacional do PL, comandada pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, deve dar independência para que cada diretório defina a estratégia conveniente no estado para as eleições de 2022.

"Vejo nenhuma preocupação. O partido costuma dar liberdade aos partidos regionais pra tomar a posição conveninete para o partido no estado. Isso já aconteceu, inclusive, no impeachment de Dilma [...] O presidente deixou liberado, uma parte do partido votou sim, outra contra", relembrou Araújo.

"Não tenho nenhuma preocupação. No estado, se isso vier a acontecer, quem vai decidir somos nós", reforçou. O ex-deputado confessa que vê "com bons olhos" um eventual desembarque de Bolsonaro no partido. "É sempre bom o partido ter um candidato à presidência da República", avalia.

"Aliás, ele (o presidente) deu um sinal até muito forte [...] Na filiação do governador do Rio [Cláudio Castro] ao PL, ele fez questão de ir à sede do PL prestigiar, em Brasília. Ele fez questão de ir", observou.

Apoio a Neto 

Questionado sobre o apoio do PL à candidatura de Neto em 2022, José Carlos Araújo pregou cautela, mas admitiu que, se as eleições ocorressem hoje, seria a "tendência natural". "Inclusive meu filho é secretário de Bruno", lembrou.

A aliança com o demista para as eleições do ano que vem é reforçada pelo presidente municipal do partido, o deputado federal Abílio Santana.

Apesar de apoiador do presidente da República na Câmara, o dirigente, que apoiou a candidatura de Bruno Reis à prefeitura, já deixou claro que o PL caminhará ao lado de ACM Neto no próximo ano.

Filiação 

A possibilidade de Jair Bolsonaro se filiar ao PL foi levantada pelo filho do presidente, senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), que declarou nesta semana que, entre as opções, o pai avalia a filiação a um partido maior, "como o PP, PL e Republicanos".

Ao BNews, o vice-governador e presidente do PP na Bahia, João Leão, refutou um desembarque de Bolsonaro no partido.

"Isso é conversa fiada. Ainda hoje conversei com o presidente do partido, Ciro Nogueira, que me disse que não tem nada certo [...] Me disse Ciro que não tem nenhuma conversa. Pra isso, nós temos que fazer uma reunião da executiva do partido e eu sou vice-presidente nacional. E não fui comunicado de absolutamente nada", declarou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp