Política

Aposentadoria de presidente da Câmara de Itabuna na mira da PF

Publicado em 08/03/2012, às 07h47   Redação Bocão News



A Polícia Federal iniciou investigação para apurar irregularidade no pagamento de aposentadoria por invalidez ao presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Ruy Machado (PTB). Ele se afastou por deficiência visual, mas três anos depois voltou a trabalhar e continuou recebendo benefício do Ministério da Previdência por suposta cegueira nos dois olhos, atestada por laudo médico emitido em 2005 pelo oftalmologista Gerson Nascimento, que é vereador pelo PSB. As informações foram divulgadas pela TV Bahia.

Na sessão de quarta-feira (7), o vereador assinou normalmente um requerimento de apreciação das contas da prefeitura de Itabuna. A suspeita de que havia algo errado com a aposentadoria dele surgiu com o vazamento de um ofício do INSS, encaminhado à Câmara Municipal, pedindo esclarecimentos sobre as atividades de Ruy Machado a partir de 2006, ano em que ele deixou a função de chefe de gabinete da presidência e passou a receber aposentadoria por invalidez, por causa de problemas na visão.

O laudo informa que o atual presidente da câmara tem cegueira irreversível, causada por uma retinopatia diabética. "Eu tenho a perda total de uma visão e uma cegueira parcial do olho esquerdo. Parcial porque só tenho 40% da visão, isso foi detectado pela perícia do INSS", afirmou Ruy Machado.

O vereador continuou recebendo a aposentadoria depois de assumir o cargo em 2009. Um extrato da Previdência Social mostra que Ruy Machado sacou o benefício até janeiro de 2010. Ao todo, foram mais de R$ 30 mil de benefício do INSS. "Não recebi esse benefício", disse.

A Previdência Social informou que não pode falar sobre o assunto. A denúncia foi encaminhada à Procuradoria da República, que já pediu a abertura de inquérito para apurar possíveis irregularidades no pagamento do benefício ao vereador. A Polícia Federal tem 30 dias para concluir as investigações.


Informações do G1
Matéria publicada dia 8 de março às 7h24

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp