Política

CPI da Covid quer mudar foco de aquisição de vacinas para abrir novas investigações

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Bnews - Divulgação Edilson Rodrigues/Agência Senado

Publicado em 02/08/2021, às 07h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp


Com o retorno das atividades nesta semana, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid pretende tirar o foco das investigações sobre  aquisição de vacinas contra o novo coronavírus para abrir espaço para novas suspeitas. 

O objetivo é terminar o quanto antes os depoimentos relacionados às negociações pela Covaxin com a Davati, e apurar o caso dos hospitais federais no Rio de Janeiro e a relação do Ministério da Saúde com a empresa VTCLog, com quem tem contratos milionários.

De acordo com o senador Humberto Costa (PT-PE), ficou decidido entre os senadores que é preciso encerrar assuntos como o "negacionismo" do governo Bolsonaro para ir em busca de pistas "importantes" que liguem o Planlto à irregularidades na área da saúde.

“A decisão que foi tomada foi na linha de ir fechando os temas, inclusive aqueles da parte de negacionismo, de enfrentamento à pandemia e concluir a questão das vacinas [...] E a gente tem dois assuntos que estão se iniciando e que são importantes de serem investigados: hospitais federais do Rio de Janeiro e a questão da VTCLog”, declarou.

Humberto Costa faz parte da frente da CPI que vai investigas as suspeitas de corrupção no Rio de Janeiro, apontada pelo ex-governador Wilson Witzel. A expectativa é que na próxima semana os primeiros nomes convocados sejam apresentados, entre eles Marcelo Lambert, superintendente do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. 

Segundo informações da Folha de S. Paulo, ele seria um nome indicado pelo senador Flávio Bolsonaro (Patriota), filho do presidente Jair Bolsonaro, mas Costa evita entrar em detalhes e garante que a CPI não investiga pessoas, mas sim os fatos.

Leia mais:

Cúpula da CPI da Covid enfrenta atritos e busca articulação para não perder comando

CPI da Covid: Reverendo suspeito de negociar vacinas será ouvido na próxima semana

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp