Política

Empresários lançam manifesto em apoio ao sistema eleitoral após novas ofensivas de Bolsonaro

Antonio Augusto/Agência Brasil
Bnews - Divulgação Antonio Augusto/Agência Brasil

Publicado em 05/08/2021, às 08h22   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Mais de 200 empresários, economista e intelectuais se uniram em manifesto em apoio ao sistema eleitoral brasileiro, em resposta aos sucessivos ataques do presidente Jair Bolsonaro à utilização das urnas eletrônicas, com acusações infundadas de fraude.

A carta diz que as eleições no Brasil serão respeitadas e que a  "sociedade brasileira é garantidora da Constituição e não aceitará aventuras autoritárias".

O texto é assinado por os empresários  Luiza Trajano (Magazine Luiza), Guilherme Leal (Natura) e Roberto Setúbal (Itaú); os economistas  Armínio Fraga, Pérsio Arida e André Lara Resende; os líderes religiosos Dom Odilo Sherer (cardeal arcebispo de São Paulo) e Monja Coen; os médicos Raul Cutait, Drauzio Varella e Margareth Dalcomo; os ex-ministros José Carlos Dias, Pedro Malan, Paulo Vanuchi e Nelson Jobim; e os professores universitários Luiz Felipe de Alencastro e Candidato Mendes de Almeida.

"Apesar do momento difícil, acreditamos no Brasil. Nossos mais de 200 milhões de habitantes têm sonhos, aspirações e capacidades para transformar nossa sociedade e construir um futuro mais próspero e justo. Esse futuro só será possível com base na estabilidade democrática", diz o manifesto.

Professor da FGV-SP e um dos idealizadores da ação, Carlos Ari Sunfield explica que o objetivo é mostrar que não é cabível a atitude do presidente de "atacar instituições", e reforça a importância de que "diferentes setores" da sociedade mostrem união neste momento.

"Queremos mostrar que a sociedade não considera normal o presidente atacar instituições que estão exercendo a sua função. É importante que os mais diferente setores estejam unidos na confiança na Justiça e no processo eleitoral", assegurou.

Leia mais:

Bolsonaro acusa inquérito de Moraes de ilegal e ameaça jogar 'com as armas do outro lado' em 'antídoto fora da Constituição'

Especialistas e investigador dizem não haver prova de fraude ou mudança em código-fonte de urnas em 2018

Ex-presidente do TSE diz que "judiciário não governa, mas impede desgoverno"

Entidades de magistrados divulgam nota em defesa ao sistema eleitoral: "Urna eletrônica é inviolável"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp