Política

'Reforma política de Bolsonaro e do Centrão é excludente, machista, racista e fascista', alerta PT

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 10/08/2021, às 11h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O diretório do PT de Salvador condenou, em nota, o texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 125/11, que propõe a adoção do sistema conhecido como “distritão”.

De acordo com o presidente municipal da sigla, Ademário Costa, a “ideia é substituir o sistema proporcional, que garante um pouco de representatividade nas casas legislativas de todo o Brasil, fortalecendo a democracia com a presença ainda tímida de mulheres, negros, população LGBTQI+, índios e outros grupos minorizados, para um modelo que impossibilita o voto de opinião e o concentra regionalmente promovendo o voto de cabresto que, geralmente, é sustentado pelo financiamento privado de campanhas”.

“A baixa representação de mulheres, da população negra e dos povos indígenas nos espaços políticos institucionais impacta negativamente na aprovação e adoção de políticas públicas que os beneficiam. Por exemplo, é inaceitável que em um País onde as mulheres negras representam 28% da população apenas 5% ocupem vagas nas Câmaras de Vereadores”, disse.

“Está claro que é fundamental que haja adoção de políticas públicas sociais inclusivas para combater as desigualdades através de um ambiente com uma participação mais equitativa nos espaços decisórios e de poder”, acrescentou Ademário.

O PT de Salvador também fez críticas à PEC nº 135/19, que torna obrigatório do voto impresso. “O tema tem sido usado insistentemente por Bolsonaro para fazer ameaças golpistas contra as eleições de 2022. Ele já afirmou, várias vezes, que se a mudança não ocorrer não haverá eleições. É um absurdo discutir a inviolabilidade e segurança da urna eletrônica em um momento em que o país sofre com fome, desemprego, pandemia, destruição ambiental”.

“Essa PEC é apenas uma cortina de fumaça para tentar garantir a continuidade desse governo corrupto, incompetente e genocida”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp