Política

Câmara dos Deputados pode votar nesta quarta texto da reforma do Imposto de Renda

Câmara dos Deputados
Bnews - Divulgação Câmara dos Deputados

Publicado em 11/08/2021, às 08h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O relator da proposta de reforma do Imposto de Renda, deputado Celso Sabino (PSDB), acenou com a possibilidade de reduzir no seu parecer a alíquota da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), um imposto cobrado pelo governo federal. 

Segundo apurou o jornal Estadão, representantes dos Estados e dos municípios não chegaram a um acordo. Mesmo assim, o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), promete colocar em votação nesta quarta-feira (11) o projeto em plenário.

“Estamos atrás do melhor texto possível. O melhor texto possível é o que atende minimamente a todos. Todos sabemos que a reforma do Imposto de Renda tem de ser feita para o bem do País, e não individualmente para setor A ou B. Estamos na busca desse texto equilibrado”, afirmou Lira. 

Pela proposta apresentada aos Estados e municípios, em vez de reduzir todos os 12,5 pontos porcentuais do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), seria cortado 1,5 ponto porcentual da CSLL e outros 11,5 pontos porcentuais retirados do IRPJ. Os dois tributos têm base semelhante e incidem sobre o lucro das empresas. Inicialmente, ele havia acenado em reduzir o IRPJ em 10 pontos porcentuais e a CSLL em 2,5 pontos porcentuais, mas depois mudou de ideia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp