Política

Martins apresenta balanço e justifica reajuste

Imagem Martins apresenta balanço e justifica reajuste
Ainda esta semana o secretário deve anunciar saída   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/03/2012, às 08h33   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário estadual da Fazenda, Carlos Martins apresenta o balanço quadrimestral aos deputados na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (14). Com o relatório deve vir também o anúncio do contingenciamento ao orçamento deste ano. Como noticiado pela reportagem do Bocão News, o corte no orçamento da União provoca um efeito cascata.

Martins não antecipou do quanto será o corte, mas garantiu que deve seguir a mesma lógica do ano passado. Na oportunidade, o contingenciamento ficou em pouco mais de R$ 1 bi. De acordo com ele, não é possível evitar a redução, vez que, o corte da União reflete diretamente em duas das principais fontes de receitas do estado.

“Primeiro bate nas transferências do Fundo de Participação dos Estados (FPE), que representa 38% da receita liquida do governo. O impacto também é grande nas transferências voluntárias, aquelas voltadas para os convênios, por exemplo”, revela Martins.

O secretário espera elucidar as questões que envolvem o reajuste dos servidores e a forma de pagamento das Gratificações por Atividade Policial (GAPs). Segundo Martins, o plano de contingenciamento será explicado a imprensa ainda esta semana, provavelmente, entre os dias 15 e 16.

A coletiva, nos moldes de como aconteceu no ano passado, deve marcar a despedida de Martins da Fazenda, ele segue para Candeias, município da Região Metropolitana de Salvador, onde vai disputar a prefeitura. Além de Martins, o secretário da Administração, Manoel Vitório, e o novo chefe da pasta de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, devem participar da entrevista para explicar os cortes ao orçamento.

Assim como Zezéu, ex-secretário, Gabrielli deve estrear em  evento oficial como membro do governo na explicação do plano de contingenciamento. Para alguém que chegou com o objetivo de melhorar o dialogo do estado com possíveis investidores esta não deve ser das tarefas mais espinhosas, mas certamente, também não é das mais agradáveis.

Fotos: Aristeu Chagas e Gilberto Júnior // Bocão News

Matéria originalmente postada às 11h30
Nota originalmente publicada às 19h40 do dia 13

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp