Política

Barroso anuncia novas medidas do TSE para aumentar transparência de urnas e apuração nas eleições

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Medida do presidente do TSE foi anunciada devido a reprovação na Câmara dos Deputados da PEC do voto impresso na última terça-feira (10)  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 12/08/2021, às 17h43   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anunciou novas medidas para obter maior transparência nas urnas eletrônicas e na apuração dos votos. A declaração do ministro foi feita nesta quinta-feira (12), em entrevista coletiva. 

A medida do presidente do TSE foi anunciada devido a reprovação na Câmara dos Deputados da PEC do voto impresso, na última terça-feira (10)

Segundo o ministro, os códigos fontes, que são softwares das urnas que têm o objetivo de permitir a votação e contagem dos votos, serão divulgados aos partidos políticos depois do dia 1º de outubro. De acordo com a CNN, o prazo foi antecipado em seis meses e, por isso, os partidos passam a ter o período de 12 meses antes das eleições para avaliar os programas que funcionam durante o pleito. 

“A realidade é que os partidos não compareciam nem indicavam seus técnicos. Assim foi nas Eleições de 2016, nas Eleições de 2018, nas Eleições de 2020: nenhum partido compareceu para fiscalizar. Alguém poderia imaginar que é desídia dos partidos, mas não. Era a confiança que tinham no sistema e, por isso, nem se sentiam obrigados a vir aqui ver como estava sendo feito”, afirmou o ministro. 

Leia mais:

Inquérito do TSE para investigar Bolsonaro também apura uso da EBC para fins políticos

TSE muda posição e libera impulsionamento de pré-candidatura nas redes

Veja como os deputados baianos votaram na PEC do voto impresso

Barroso ainda destacou que a Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE estuda realizar um aumento na quantidade de urnas auditadas individualmente durante o teste de integridade. No sistema atual, são sorteadas 100 urnas de forma aleatória para a realização do teste um dia antes da eleição. Em um local com câmeras, são coletados votos em cédulas de papel e, posteriormente, esses votos são registrados nas urnas para averiguar se acontecem divergências. 

 Além disso, o ministro também divulgou a criação de uma comissão externa para fazer a fiscalização e acompanhamento do processo eleitoral. Essa comissão será composta por integrantes da sociedade e instituições públicas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp