Política

Bolsonaro responde a deputado baiano e diz que entregou medalha à primeira-dama por ação com surdos e autistas

Reprodução/TV Brasil
Bnews - Divulgação Reprodução/TV Brasil

Publicado em 15/08/2021, às 16h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) respondeu à Justiça Federal que concedeu uma medalha à própria esposa, Michelle Bolsonaro, pelos trabalhos que a primeira-dama realizou com surdos e autistas. As informações são da coluna de Guilherme Amado, no Metrópoles.

A manifestação apresentada pela Advocacia-Geral da União (AGU) é uma resposta à ação popular protocolada pelo deputado federal baiano Jorge Solla (PT), que solicitou à Justiça a anulação do decreto.

Segundo a manifestação, Michelle se destacou “de forma notável ou relevante” para o bem-estar físico e mental da coletividade. O documento menciona que a participação da primeira-dama na posse presidencial foi a “iniciativa de deficientes auditivos” e influenciou positivamente na busca pelos direitos de pessoas com deficiência auditiva.

No último dia 2, o juiz federal Ávio Mozar José Ferraz de Novaes, da 12ª Vara Federal Cível da Bahia, deu cinco dias para que Bolsonaro esclarecesse os motivos de homenageado a primeira-dama com a Medalha do Mérito Oswaldo Cruz, direcionada a pessoas que tenham contribuído para o bem-estar físico e mental da coletividade brasileira.

Além de Bolsonaro, o juiz mandou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que também assinou o decreto para conceder o título, enviar explicações.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp