Política

Senadores encaminham pedido ao STF para que Aras seja investigado por prevaricação

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 18/08/2021, às 12h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp


Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Fabiano Contarato (Rede-ES) acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) contra o procurador-geral da República, Augusto Aras, por crime de prevaricação. Eles pedem a investigação devido à atitude de Aras de ignorar a ministra Cármen Lúcia, que há 13 dias aguarda uma manifestação sobre o pedido de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro.

"A ministra já relata um processo sobre os ataques do presidente da República (Jair Bolsonaro, sem partido) ao sistema eleitoral, razão pela qual foi enviada a ela a manifestação", disseram os senadores.

Na útlima segunda-feira, a ministra cobrou uma resposta do PGR sobre o uso que Bolsonaro fez da TV Brasil para transmitir a live em que acusou sem provas as urnas eletrônicas de fraude.

Somente desta vez Aras respondeu à Cármen Lúcia e disse que já abriu uma "apuração preliminar" e defendeu que não seja dado prosseguimento à notícia-crime envolvendo o uso da TV Brasil.

Na semana passada, o próprio PGR cobrou do ministro Dias Tóffoli que se manifestasse sobre um pedido para que Bolsonaro comprovasse fraudes em eleições anteriores. As informações são do UOL.

"A preservação do Estado Democrático de Direito é a base do sistema jurídico e, consequentemente, exige fiscalização permanente do Ministério Público [...] A inércia, nesse caso, representa atentado direto às normas, à estabilidade social e à realização de eleições transparentes, justas e equânimes", diz o documento assinado por Vieira e Contarato.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp